sexta-feira, 16 de março de 2012

Governo reitera envio do Estatuto do Educador à Assembléia Legislativa

O envio do Estatuto do Educador para votação e aprovação na Assembléia Legislativa é determinação e compromisso da Governadora Roseana Sarney. A informação foi reiterada pela Secretária de Estado da Educação, Olga Simão, durante reunião com gestores das escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, no auditório do Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense, nesta sexta-feira (4).
A reunião foi agendada pelos próprios gestores, com o objetivo de conhecer a proposta do Governo do Estado sobre o processo de negociação com o sindicato dos professores (Sinproesemma), que foi interrompido pelo indicativo de greve da categoria.

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa começam segunda-feira

As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro começam em 19 de março e vão até 25 de maio.
Os estudantes de escolas públicas da educação básica e seus professores de língua portuguesa vão trabalhar textos de quatro gêneros literários. O tema é “O lugar onde vivo”. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano, textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.
As inscrições serão feitas na página eletrônica Comunidade Virtual, criada para a Olimpíada de Língua Portuguesa, e que estará disponível na internet a partir de segunda-feira, 19. O processo tem duas etapas: a primeira é a adesão das secretarias de educação dos 26 estados e do Distrito Federal e dos 5.565 municípios. A segunda é a inscrição da escola.

UemaNet lança edital de inscrição para cursos técnicos à distância

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realiza Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade a distância PACEP/2012. Os cursos são integrantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC). A seleção tem como objetivo a inscrição de candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Esta será a primeira vez que a Uema realizará processo seletivo para cursos técnicos de nível médio à distância. Ao todo serão ofertadas seis mil vagas para o ano de 2012, sendo 3.960 para o primeiro semestre e 2.040 para o segundo. As vagas serão distribuídas em dezoito municípios atendidos pelo UemaNet. São eles: Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar, Timon e São Luís.

Os interessados terão a opção de treze cursos técnicos: Guia de Turismo, Alimentos, Edificações, Contabilidade, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Controle Ambiental, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho, Meteorologia, Informática, Redes de Computadores, Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação. Todos gratuitos e com duração média de 2vinte meses.

A aprendizagem envolverá interação com professores e tutores a distância e presencial, atividades em ambiente virtual e suporte de material didático impresso. Ainda haverá momentos presenciais obrigatórios, previamente agendados como avaliações, aulas práticas, estágio supervisionado, entre outros.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) de março e prosseguem até dia 13 de abril, no site www.uema.br/pacep2012, onde também é possível acessar o edital e obter mais informações. O valor da inscrição é R$ 20.

Com informações da Assessoria de Comunicação do UemaNet.