Estamos organizando uma Oficina de Xadrez para os alunos da Escola Estadual Djalma Cruz.
Falta apenas definirmos uma data. Nossa proposta de oferecer o xadrez como atividade complementar no processo de ensinar e aprender está associada à teoria sócio histórica de Vygotsky, visto que, a partir de uma situação de jogo pretendemos desenvolver habilidades e estruturas fundamentais para as aprendizagens escolares, principalmente relacionadas à lógica e a interação social. Os benefícios do Xadrez são comprovados e reconhecidos por todos que conhecem e praticam o jogo, assim, temos por objetivo proporcionar oficinas de jogo de xadrez e, desse modo, contribuir para o avanço das funções psicológicas superiores, sob a forma de novas aprendizagens que poderão ser transferidas para outras situações da vida cotidiana e escolar, auxiliando assim na superação de dificuldades escolares enfrentadas por alguns alunos. Jogar, portanto, proporciona prazer funcional, que motiva os alunos a repetir o desafio e sempre buscar algo mais complexo superando seus limites, sempre trazendo uma nova surpresa, um obstáculo que estimula o jogador a vencê-lo criando oportunidades de construção do simbolismo e de novas formas de expressão.
Falta apenas definirmos uma data. Nossa proposta de oferecer o xadrez como atividade complementar no processo de ensinar e aprender está associada à teoria sócio histórica de Vygotsky, visto que, a partir de uma situação de jogo pretendemos desenvolver habilidades e estruturas fundamentais para as aprendizagens escolares, principalmente relacionadas à lógica e a interação social. Os benefícios do Xadrez são comprovados e reconhecidos por todos que conhecem e praticam o jogo, assim, temos por objetivo proporcionar oficinas de jogo de xadrez e, desse modo, contribuir para o avanço das funções psicológicas superiores, sob a forma de novas aprendizagens que poderão ser transferidas para outras situações da vida cotidiana e escolar, auxiliando assim na superação de dificuldades escolares enfrentadas por alguns alunos. Jogar, portanto, proporciona prazer funcional, que motiva os alunos a repetir o desafio e sempre buscar algo mais complexo superando seus limites, sempre trazendo uma nova surpresa, um obstáculo que estimula o jogador a vencê-lo criando oportunidades de construção do simbolismo e de novas formas de expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário